Se você é uma destas pessoas, continue lendo que este post pode servir pra você para de vez com este hábito insano.
É preciso entender que o peso de um corpo não é o mais importante.
O que importa é a composição deste peso. Muitos corpos pouco pesados possuem muito mais gordura que outros com peso muito maior. São os "falsos magros".
E outros corpos super pesados são muito magros! Isso mesmo. Pesam pois tem uma quantidade de músculos maior.
Mas e o IMC? Este Índice de Massa Corporal é um indicador de saúde "cego". Não podemos utilizá-lo isoladamente. Ele também não é recomendado para avaliação de pessoas muito ativas.
Então, cuidado.
Faça uma avaliação da sua composição corporal com frequência, preferencialmente com o mesmo avaliador. Compare como está sua composição corporal de um ano para o outro. As vezes a pessoa fez bariátrica ou uma dieta super restritiva e o peso despenca (e o corpo também!)na balança rapidinho....mas...a gordura corporal, muitas vezes, ainda está lá!
Quando optamos por uma alimentação equilibrada e variada associada a atividade física, o peso pode demorar mais a baixar mas a silhueta fica muito mais harmoniosa e você com aspecto muito mais saudável.
Vele lembrar também que quanto mais massa magra um corpo tem, mais elevado é seu metabolismo basal. Ou seja, este corpo gasta mais calorias para manter suas funções vitais, mesmo em repouso.
É uma atitude inteligente preservar os músculos pois com o envelhecimento ocorre uma perda natural deste tipo de tecido e isto implica em uma pior qualidade de vida pois a mobilidade e o equilíbrio de uma pessoa com menos massa muscular ficam comprometidos.
Treine, alimente-se bem e não caia nas promessas milagrosas de dietas restritivas.
Comentários
Postar um comentário