Alguns alimentos ricos em ácido fólico podem ser encontrados na lista a seguir:
- Feijão
- Laranja (200 ml de suco = 75 mcg de ácido fólico)
- Amêndoa
- Amendoim
- Fígado (100g = 217 mcg de ácido fólico)
- Rins
- Lentilhas (1 xícara cozida = 360 mcg de ácido fólico)
- Levedura
- Cereais
- Espinafre, brócolis, couves e todos os vegetais verdes (10 folhas de alface= 136 mcg de ácido fólico)
- Soja
- Milho
- Avelã
- Caju
- Tomate
- Cogumelos
- Ovos (1 unidade = 24 mcg de ácido fólico)
- Leite
- Cerveja
O ácido fólico é facilmente ingerido em quantidades ideais apenas com a alimentação. Mas, em situações especiais, como na gravidez, é comum a prescrição de suplemento medicamentoso.
Onde encontrar o ácido fólico
Além de naturalmente presente nos alimentos, o ácido fólico pode ser encontrado facilmente nas farmácias em forma de suplemento medicamentoso em comprimido, solução ou gotas.
A recomendação diária de ácido fólico (RDA) é:
- Crianças - 150 a 200 mcg/d
- Adolescente - 300 a 400 mcg/d
- Adultos - 400 mcg/d
- Mulheres grávidas - 600 mcg/ d
- Amamentação - 500 mcg/ dl
Ácido fólico na gravidez
A recomendação para ingestão do acido fólico na gravidez alcança as 600 mcg por dia, o que é superior a de uma mulher adulta, que é de 400mcg/ dia.
Durante a gravidez, por uma questão de prevenção de complicações de formação, é comum que o obstetra aconselhe uma suplementação de ácido fólico que, em geral, deve ser iniciada entre 3 a 6 meses antes da concepção do bebê, enquanto o casal ainda está fazendo planos e tentando engravidar.
O acompanhamento e prescrição de suplementos pelo obstetra durante o pré-natal é indispensável para garantir o bem estar do bebê e da mãe, assim como o equilíbrio nutricional e ganho de peso de mãe e filho.
Função do ácido fólico
O ÁCIDO FÓLICO, que é a vitamina B9, é essencial para a saúde de todos, mas é especialmente importante durante a gravidez, para diminuir os problemas gestacionais na formação do bebê. Esses problemas são relacionados especialmente a problemas neurológicos de formação, como espinha bífida, por exemplo.
A carência do ácido fólico pode causar diarreia, má absorção de nutrientes ao nível gastrointestinal e anemia megaloblástica.
Valores de referência de ácido fólico no sangue
A concentração do ácido fólico nas hemácias reflete melhor a condição nutricional do indivíduo do que a concentração no sangue.
Os valores ideais de referência do ácido fólico no sangue encontram-se entre 55 e 1.100 ng/mL. Os Valores de ácido fólico estão abaixo de 55 ng/ mL na anemia megaloblástica e hemolítica, na desnutrição, na doença hepática alcoólica, no hipertiroidismo, na deficiência da vitamina C, câncer febre ou gestação.
Comentários
Postar um comentário