RETENÇÃO DE LÍQUIDO: POR QUE ELA ACONTECE?



Por conta da variação de hormônios femininos no período pré-menstrual, algumas mulheres se
sentem mais inchadas e com a sensação de terem engordado. Ilustração: Luiz Lentini
Os inchaços ocorrem quando há um acúmulo de água e sódio no corpo. Surgem em casos de obesidade, falha de órgãos, problemas circulatórios e hipotireoidismo. Confira abaixo as principais causas da retenção de líquidos:

Apareceu antes da menstruação

No período pré-menstrual, acontece uma grande variação dos hormônios femininos, principalmente aaldosterona, responsável pela reabsorção renal do sódio. Dessa forma, algumas mulheres sentem-se mais inchadas e com a sensação de terem engordado alguns quilos nessa fase.

Consumo muito sódio e tenho o problema

Como a retenção de líquidos é um desequilíbrio entre a ingestão de sódio (sal) e sua excreção pelo organismo, o excesso pode ocasionar o sintoma, especialmente em pessoas com predisposição, como mulheres com TPM e indivíduos com problemas de tireoiderimcoração fígado.
Ocorreu após problemas circulatórios
Quando o coração não consegue bombear o sangue de forma eficiente para todo o corpo, ele se mantémestagnado nas veias e acaba saindo dos vasos sanguíneos, formando o edema (também conhecido como inchaço). Sendo assim, há uma retenção de líquidos, porque os rins também têm seufuncionamento prejudicado, pois recebem menos sangue. Em alguns casos, devido à má circulação, surgem varizes nas pernas.

Estou com hipotireoidismo

hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção de hormônios pela tireoide. Um dos sintomas desse problema é a retenção de líquidos que pode levar o indivíduo a ganhar alguns quilos. Surge também um cansaço excessivo e há aumento da pressão arterial.

Falha de órgãos causou a retenção

O sódio e a água são eliminados do organismo pelos rins. Se houver algum problema com o seu funcionamento há retenção. Distúrbios no fígado causam inchaço, dada a queda na produção de proteínas que ativam os hormônios retentores de sódio, que é ativado pelo órgão.

Comentários